Rua Felipe João



Extensão: 410 metros
Bairro: Bom Sucesso
Lei 072/1985

Felipe João, imigrante libanês, nascido na cidade de Bazbina, distrito de Akkar, no Líbano, em 14 de julho de 1893. Filho de João Abdalla e Gacibe Abdalla.

Em 1916 emigrou para os Estados Unidos, onde trabalhou como montador de vidros na linha de montagem da Ford Motors Co.

Casou-se com Mary Albert Coury, com quem teve 5 filhos: William, Jim, George, Paul e Caroline.

Em 1933, deixou os Estados Unidos e dirigiu-se ao Brasil, especificamente para Caçador, onde já estavam seus dois irmãos: Abdalla João e Jorge João. Aqui estabeleceu-se com uma casa de comércio, à qual deu o nome de “Casa Americana”, onde trabalhou até o fim de sua vida.

Felipe João, um imigrante libanês que, com seu trabalho, sua garra e determinação, ajudou a construir um pouco da grandeza dessa cidade, faleceu aos 12 de março de 1984.

Uma curiosidade a respeito desta rua é que sua denominação, através da lei 072/1985, aconteceu em conjunto com outras duas ruas, Ivete Zini e Victoria Ançay Portela, todas vias do bairro Bom Sucesso, loteamento Vereda dos Trevos. No entanto, uma falha ocorreu e as escrituras dos terrenos das ruas Felipe João e Ivete Zini, que são ruas paralelas uma a outra e vizinhas naquele loteamento, foram entregues com o nome da rua invertido, fazendo com que, durante anos, todos os serviços públicos como correios, água, luz, além dos registros utilizados pelos moradores para cadastros em bancos, lojas, etc., fossem realizados com o endereçamento incorreto.

Detectada esta falha, foi solicitado à Câmara de Vereadores de Caçador, documentado inclusive com abaixo-assinados dos moradores, que se promovesse a adequação do texto legal ao uso e aos costumes de todos os moradores daquelas vias, o que era muito mais lógico e funcional do que alterar todos os cadastros.

Desta maneira, foi apenas através da lei 1427/1999, quase quinze anos depois da denominação original, que a nomenclatura das Ruas Felipe João e Ivete Zini foi invertida, fazendo com que a situação legal estivesse adequada à situação real dos moradores daquela área.