Rua Fermiano Paes Carneiro

Extensão: 240 metros
Bairro: Gioppo
Lei 895/1995



Fermiano Paes Carneiro, filho de Salomão Antonio Carneiro e dona Umbelina dos Santos Carneiro, nasceu em Porto União (São João de Cima, atualmente pertencente ao município de Calmon), aos 11 de fevereiro de 1902.

Fermiano veio para Caçador no ano de 1931, quando se casou com Júlia Gioppo Carneiro, com quem teve 13 filhos: Margarida, Salomão, José, Umbelina, Antônio, Julieta, Maria, Amélia, João Pedro, Fermiano Júnior, Célio, Clara e Clélia.

Fazendeiro, agricultor, pecuarista e corretor de imóveis, foi ativo político. Era o ultimo membro da geração do velho tronco da família Carneiro (eram em 17 irmãos), sendo que, nos últimos anos, era considerado “pai” dos grandes segmentos da família Driessen e Carneiro.

Fermiano Paes Carneiro faleceu aos 29 de setembro de 1977, aos 75 anos de idade, em decorrência de enfisema pulmonar. Quando de seu falecimento, foi decretado pelo Prefeito Municipal de Caçador, Reno Luiz Caramori, o Luto Oficial de 3 dias em todo o território do município, considerando o fato de ser um dos mais antigos moradores da cidade, aqui residindo por mais de 50 anos ininterruptos, acompanhando junto, passo a passo, a evolução histórica, econômica e social do Município, além de seus 75 anos de vida dedicados à pecuária e à agricultura, sendo um dos pioneiros de nosso Município e região.
A rua, que já fora denominada de “Rua Jandaia” através da lei 13/1970, foi alterada por esta lei para “Rua Fermiano Paes Carneiro”, indubitavelmente mais do que merecedor desta singela forma de reconhecimento de seus préstimos à cidade e à comunidade caçadorense.

A Rua Jandaia não homenageava ninguém em particular, pois o nome (uma espécie de pássaro da fauna brasileira, denominação com origem na língua tupi) foi dado apenas para ter consonância com diversas outras vias da região, todas com nomes indígenas, através de uma lei de 1970, que já acompanhava outros nomes de vias da região, através de lei de 1967. De qualquer forma, uma alteração do contexto em que estas ruas estão inseridas.