Rua Fernando Machado

Extensão: 700 metros
Bairro: Centro
Decreto 3/1944


Fernando Machado de Souza nasceu em 11 de janeiro de 1822, na então Nossa Senhora do Desterro, Capital de Santa Catarina, na mesma rua que hoje leva o seu nome, na cidade de Florianópolis. . Dedicou sua vida ao serviço militar, galgando todos os postos e desempenhando as missões com bravura de herói.

Ainda com 15 anos, ingressou na vida militar, servindo como 1º Cadete do Corpo Provisório de Desterro. Participou da luta contra as tropas “farroupilhas”, em Laguna e no Rio Grande do Sul.

Durante a Guerra do Paraguai, já como Coronel do exército imperial brasieliro, comandado pelo Duque de Caxias, lutou em vários combates na Guerra do Paraguai, além de Curuzu, Passo da Pátria, Tuiuti, Potreiro Pires, Linha Sauce, Curupaiti e na Passagem de Humaitá.

Seu último combate foi às margens do rio Itororó, comandando bravamente a 5ª Brigada da Infantaria. Ferido, morreu em 6 de dezembro de 1868.

Uma curiosidade sobre a Rua Fernando Machado em Caçador é que, originalmente, ela iniciava-se junto à esquina com a Rua (hoje Avenida) Sete de Setembro e seguia até a ponte sobre o Rio Caçador (conhecida como “Ponte do Mandelli”). A outra parte era chamada de Avenida Coronel Brito e Silva, numa continuidade da rua em frente à estação ferroviária (atual Osório Timmermann).