Rua Florêncio Busato

Extensão: 350 metros
Bairro: Alto Bonito
Lei 721/1993

Florêncio Busato, filho de Eugênio Busato e Clementina Busato, nasceu em Guaporé – RS, no ano de 1908. Casou-se com Luiza Gemelli em junho de 1925, e teve cinco filhos (Nelson, Elzira, Nair e os gêmeos Amélio e Amélia), todos nascidos em Passo Fundo, onde moraram.

Com esposa e filhos, chegou a Caçador em agosto de 1936 e, juntamente com José Rossi Adami e Jerônimo Busato, dentre outros, concentrou suas atividades na “Indústrias Busato SA" (fábrica de caixas) de grande produção, com dois turnos de produção já naquela época. Lá exerceu a função de gerente de produção.


Foi no período da 2ª Guerra Mundial que a “Florêncio Busato & Irmãos”, mais tarde com razão social de “Florêncio Busato e Cia. Ltda.”, passou a exercer a industrialização de madeiras (serraria), por conta própria, na localidade denominada linha Santana e Perdizes, desligando-se então da firma “Indústrias Busato SA”.


Florêncio e Luiza Busato, em 1936


Florêncio sempre foi líder no comando das empresas, com larga experiência e, desde muito jovem, ainda na região de Passo Fundo e Sertão (RS), conheceu o ramo madeireiro e de moinho de trigo. Na década de 1950, sua saúde esteve abalada, o que o incentivou a passar sua experiência para seus filhos, notadamente seu filho Nelson.

Foi um dos fundadores da Sociedade Caçadorense de Bochas. Sua família colaborou tanto na construção do Hospital Jonas Ramos, inaugurado em 1957, quanto nas obras de Igreja Matriz (Catedral São Francisco de Assis), cujo altar foi doado por diversos membros da família e amigos, isto no ano de 1954.

Faleceu em 02 de agosto de 1972, aos 64 anos de idade, vítima de parada cárdio-respiratória.

(adaptado de texto de seu filho, Amélio Luiz Busato, em 14/08/1993)