Rua Fortaleza

Extensão: 130 metros
Bairro: Alto Bonito
Lei 1702/2001



Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Seu nome é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante a segunda ocupação do litoral, ocorrida entre 1649 e 1654.

Um dos pontos da costa brasileira mais próximos da Europa, Fortaleza foi visitada por exploradores europeus antes mesmo da chegada de Cabral. Tais incursões não puderam ser registradas devido à validade do Tratado de Tordesilhas.

Com a segunda invasão holandesa e com a posterior retomada da área pelas tropas portuguesas, teve início o desenvolvimento da cidade.

Durante o século XIX, a cidade experimentou um grande desenvolvimento, fortalecida pela cultura do algodão. Dotando-se de crescente infraestrutura e com a proximidade com a Europa, a cidade passou a ser um centro regional de exportação.

No século XX, durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade chegou a sediar duas bases das forças armadas dos Estados Unidos.

Atualmente, sua população ultrapassa os 2 milhões de habitantes, porém se somada toda sua área metropolitana, a população atinge a impressionante cifra de 20 milhões de pessoas, constituindo a terceira maior rede urbana do país.

Com a economia fortemente voltada ao setor terciário, o comércio e serviços ocupam papel de destaque em Fortaleza, sendo um dos maiores destinos turísticos do Brasil.

Berço de José de Alencar, Raquel de Queiroz, Chico Anysio, Tom Cavalcante, a cidade de Fortaleza sempre foi palco de grande efervescência cultural, nas mais diversas artes.

Já havia sido denominada uma “Rua Fortaleza”, em Caçador, através da lei 20/1967. Diversas ruas receberam nomes de capitais de estados brasileiros, localizadas no bairro Alto Bonito. Fortaleza era uma delas. No entanto, não foi implantada e apenas em 2001 efetivamente, no mesmo bairro, passa a existir uma “Rua Fortaleza’ no quadro de ruas de Caçador.