Rua Frei Rogério

Extensão: 500 metros
Bairro: Santa Catarina
Decreto 3/1944



Henrique Neuhaus (29/11/1863 – 23/03/1934) foi um religioso alemão radicado no Brasil. Pertencia a ordem dos franciscanos e chegou à região em. O padre atuou como um mediador entre governo, autoridades e a população residente, chamada de “os fanáticos” da Guerra do Contestado.

Ordenou-se padre pela ordem dos franciscanos em 3 de maio de 1881 quando recebeu o hábito e o nome de Frei Rogério.

Em 1891 Frei Rogério foi enviado ao Brasil em atividade missionária. A partir de 1892 ele se deslocou ao planalto catarinense onde desempenhou um papel importante durante a Guerra do Contestado.

As contínuas viagens pastorais no lombo da mula, por dias e semanas seguidas, através de picadas intransitáveis, por rios a serem vadeados, em meio ao mau tempo e às enchentes, sempre o perigo de ser assaltado pelos bugres, ou acometido pelas doenças e febres, enfrentando o frio cortante, tudo isso foram situações que se repetiam. Mas seu amor às almas, sua afabilidade, sua piedade e zelo, seu coração voltado para Deus, o faziam sempre mais e mais querido pelos fiéis e lembrado até os dias de hoje, pois, realmente viveu com o povo e pelo povo, ou como diríamos hoje, inserido no povo de Deus.
Durante a Guerra do Contestado, Frei Rogério teve contato com o pretenso monge José Maria de Santo Agostinho (Miguel Lucena de Boaventura, desertor do exército e polícia paranaense), sem obter êxito, contudo, em suas tentativas de pacificação.

Após perceber que começava a perder a visão, Frei Rogério passou os últimos 12 anos da sua vida no Rio de Janeiro, onde trabalhou no confessionário e visitando doentes.